segunda-feira, 26 de maio de 2008

Uma vez, há 62 anos!

"Em 1945/46 o Belenenses ganhou o único campeonato que fugiu à hegemonia dos grandes."
"AS TRÊS TORRES DO CAMPEÃO COM GINÁSTICA MILITAR.
Capela, Vasco e Feliciano ficaram amarrados à história do Belenenses (e não só...) por grossos cordões de fama. Eram as torres de Belém. Formaram o esteio do único campeão que escapou à hegemonia dos três grandes. Na última jornada do Campeonato Nacional de 1945/46 o Belenenses precisava de vencer em Elvas para manter o primeiro lugar. Ao intervalo perdia por 0-1, resultado que servia ao Benfica (...) Naquele tempo falava-se de uma tradição arrebatante: a vertigem dos 15 minutos à Belenenses - no último quarto de hora viravam-se resultados, conquistava-se ouro, no ardor épico de pensar que tudo era possível, até o impossível. Aos 75 minutos o Belenenses empatou, por Quaresma, que despertava de madrugada e ainda noite feita apanhava o cacilheiro para estar nas Salésias à hora do treino, trabalhando depois o resto do dia como electricista. Cinco minutos depois por Rafael, o golo que valeu o título. Para estudantes de Letras, o êxito ficara a dever-se às duras sessões de treinos, "uma de ginástica... militar, outra de bola" que todos os jogadores faziam "antes ou depois de mais um dia de trabalho ou de estudos" que Augusto Silva, oficial de marinha e treinador (companheiro de jogo de Pepe e outro dos grandes símbolos do clube) lhes administrava.




O título custou ao Belenenses 957.317$29. As receitas não chegaram a 668 contos. O prejuízo, cifrou-se, pois, em 282.428$37."


O amor á mais bela camisola do mundo, a azul com a cruz de cristo ao peito;

"FELICIANO DEITOU FORTUNA FORA

Após a conquista do título, o profissionalismo, ainda encapotado em várias capas de hipocrisia, despontou para o seu fenomenal reinado. Em Belém houve relutância em aceitar o novo estado das coisas, mas... Capela haveria de transferir-se para a Académica, a pretexto de estudar - e foi substituído por Sério. Feliciano, imagem viva de um belenensismo como dificilmente voltará a haver, antes de partir para férias, corria sempre a assinar a ficha que o vincularia ao clube no ano seguinte, nunca lhe exigindo um tostão. Mas, no final da época de ouro, o Celta de Vigo acenou-lhe com um contracto fabuloso: 200 contos de luva e um salário mensal de 3000 pesetas - e ainda 300 contos para o Belenenses. Quase irrecusável, pois. Ficou de pensar. No regresso de veraneio, para espanto de todos, abeirou-se de Acácio Rosa e pediu para assinar mais uma ficha pelo Belenenses. Perdeu uma fortuna, mas ficou ainda mais azul o seu coração...


...

Volvidos 62 anos sobre tão épica conquista, mais que os parabéns dá-se aqui um OBRIGADO aos "11" bravos que elevaram tão alto o nome da nossa mais fiel paixão, o Clube de Futebol "os Belenenses"

...







8 comentários:

Anónimo disse...

Grande Alentejanoooooo :)
passei por aqui para dizer k o "rejuvenecimento" do teu blog está muito bom sim senhor continua
tens futuro =P LOL
abraço
BELENENSES SEMPRE
FURIA AZUL ULTRAS 1984

Anónimo disse...

voçes cada vez sao mais otarios.

pois É alentejano de merda foi a 62 anos omde andavas tu nos quilhoes de um gato.
o menos eu javi o meu clube a ser campeao a ganhar taças de portugal ir a liga dos campeos,taça uefa etc.

e tu alentejano.vai mas e apanhar azeitonas para o campo otario de merda.

BOAVISTA SEMPRE!

Alentejano disse...

como se tu soubesses onde é o alentejo.. :)
vai jogar no euromilhoes, pode ser que te saiam 20 euros e tiras o teu clubezeco da banca rota!
vitalis allez! ;)

Anónimo disse...

es mesmo palhaço .por isso o que a mais e anedotas de alentejanos.
se o BOAVISTA se se se descer desce pela secretaria e os queimados quantas vezes desceu pela classificaçao.
es alentejano esta tudo dito.


BOAVISTA SEMPRE!P.N.GAIA SEMPRE PRESENTES.

CHEIRA A QUEIMADO!!

Alentejano disse...

se te cheira a queimado diz ao teu parceiro para deixar de usar preservativo quando te vai ao cu, qe é da fricção do latex.

Os alentejanos sao um povo sábio, bem mais que os grunhos da capital da provincia, que são fieis rebanhos atras de um punhado de feno. e esse feno quem o produz é o alentejo! ;)

tanto é um povo nobre que nao há (com h, do tempo verbal haver) por ca nenhum remendado. mas isso tambem duvido que os haja onde quer que seja!... frustrados!

P.s.- o Belenenses faz jogos treino com equipas de segunda na pre-epoca, se quiserem algum avisem e ainda vos ajudamos com a bilheteira! ;)

P.S.2- Obrgigado pelas visitas ao meu blog, o contador agradece. E tu, tens blog?! moina! =D

Anónimo disse...

oh pn gaia xupa me o narso e depois bebe vitalis, ahahahah .
po ano caso venhas ao restelo n tragas a 10 gajos e 300 policias ahahahah:P
otario

Anónimo disse...

so da mesmo otarios.5 gajos para vus foder ja e demais.
vai apanhar no cu do irmao do teu tio que e preto,sim porque o q a mais ai e pretos.
agora vai ao teu quarto ver se a camisola dos queimados nao esta arder.
nos a gondomar nao levamos policia.......
hahahahahahah

para acabar CHEIRA QUEIMADO PALHAÇOS CHEIRA A QUEIMADO.

Anónimo disse...

pois não levas te n
foi pena foi kando nos xegamos fujiram e so aproveitaram 3 gajos dos antigos fanticos ke la estavam sozinhos, podias ter ficado mais um bocadinho e encontravamo-nos sem policia . fica para a proxima talvex po ano kando jogares com o estoril nos encontremos para beber umas cervejas ke me dizes? ou uma VITALIS se preferires.
abraço